07/02/2009

Alterando nas Alterosas




Agora falando diretamente da terra da cachaça, do cigarro de páia e da falta de praia.

Quando disseram que o povo daqui de Beagá bebia muito, pensava que era lenda. Agora, até compartilho do sofrimento deles. Normal, para um povo que não tem praia, ter suas opções de lazer reduzidas a três: cachaça, cana e aguardente. Cerveja? Tem, mas só como aperitivo. A diversidade de cachaças aqui é impressionante. E não é como essas fulerage que transbordam por aí, não - aquelas canas de extrato de acetato que vendem no Mercado de São José. Tô falando de cana séria, dessas que vovô apreciava, degustava e guardava naquela adega de madeira de eucalipto.

Quem conhece a cidade fica solidário com os mineirin. Ladeira subindo, ladeira descendo, serra, montanha, ladeira, montanha, Lagoa da Pampulha, umas praças, ladeiras, mais ladeiras, e só. Se esse povo não bebe, vai fazer o quê? Tirando o suicídio, as opções de diversão são quase nulas. Tem um boteco em cada rua. Digo, em cada quina. E ainda alguns entre eles. Na verdade, é muito difícil você não ter um boteco como vizinho.

E quando eles falam que isso aqui é uma roça grande, não mentem. O povo é caipira, chegado num sertanejo e os boys são todos agro. Adoram fazer zuada com seus 2.0 (aqui não adianta você ter 1.0, não sobe). Praia? A mais próxima fica no Rio de Janeiro, mas, por algum motivo obscuro, eles preferem ir ao Espírito Santo. Não me perguntem. Sim, Espírito Santo "tem" litoral.

Em breve, pra alisar o membro do chefe aqui, vou postar uns etiliposts aqui, pra ver se esse povo pelo menos faz uma gracinha. Segunda-feira passo aí pra pegar meu contra-cheque.

3 comentários:

Judapaz disse...

É realmente impressionante a quantidade de botecos em BH... esse post me fez lembrar três minerin que desafiaram eu e Ray na caña. Foi em Porto de Galinhas, na época que não tinha tanta badalação. Saudoso boteco 'Pau do João' foi palco de uma das maiores cachaças da minha vida e os minerinho foram cantando as cantigas da roça de Porto até Recife... eita trem bão!

pablo disse...

num sei porque lembrei de Alexandre Pires cantando:
"eu não tenho culpa / de cumê quietinho
no meu cantinho / boto pa quebrá"

gênio.

Luiziana disse...

Dizem as más línguas que eles preferem ir pro Espirito Santo, pq lá os mineirim tem mais "moral" no Rio são tratatos como "caipira", será?????