01/03/2009

Patrimônio Cultural Imaterial da Culinária morenense


Hoje irei aventurar-me na temática gastronômica fazendo uma singela homenagem a um dos pontos de encontro de botequeiros mais tradicionais que pude conhecer e freqüentar. Estou falando do Bar Moreno do saudoso Zé da Paz, localizado na Praça da Bandeira, e conduzido com muita simpatia e hospitalidade pelo nosso amigo Luciano da Paz.

Ao mesmo tempo, peço encarecidamente que nossa amiga Judapaz, membra desse clã tradicional de botequeiros, neta de seu Zé da Paz, possa nos presentear com um relato histórico sobre este importante patrimônio morenense.

Falar de um ponto de encontro de botequeiros onde meu pai tomou uma com o pai de Pablito, meus tios freqüentavam e hoje posso apreciar uma boa cerveja gelada, degustar exemplares maravilhosos da culinária local é razão pela qual qualquer um possa considerar-se um botequeiro de verdade!

Espero e acredito que um dia nossos filhos possam ter o prazer de freqüentar este local tão aconchegante.

Pois bem, vamos direto ao assunto, falar destas maravilhas gastronômicas. Inicialmente, como de praxe, vem a Entrada e a boa pedida segundo o grande garçom, carinhoso, chefia, amizade, enfim, o Juarez é o Queijo Acebolado com Bolacha.

Eis a receita:

Queijo Acebolado com Bolacha

Ingredientes para Porção para 3 pessoas:
01 pacote de bolachas Cream Cracker;
453 gramas de queijo tipo coalho;
01 cebola grande;
35 gramas de margarina (se preferir pode usar azeite);

Modo de Preparo:
- Em uma frigideira grande despeje a margarina e deixe até derretê-la. Em seguida adicione a cebola cortada em rodelas, e misture até deixá-las bem douradinhas.
- Agora, coloque o queijo tipo coalho, que estar cortado em fatias bem generosas, e vire-os quantas vezes for necessário e monitore-o até que fiquem gratinados.
- Em uma bandeja, disponha as bolachas cream cracker em formato de meia lua, acrescente o queijo acebolado e sirva-os enquanto estão quente.

Obs.
Sugestão de acompanhamento: algumas cervejas bem geladas.

Agora é a vez da deliciosa:

Batata com Charque

Ingredientes para Porção para 3 pessoas:

04 batatas grandes;
435 gramas de Carne de Charque cortadas em cubículos de 1,5cm³ (gorda ou magra, ao gosto do freguês); ½ cebola grande;
01 punhado de salsinha;
38 ml de óleo ou azeite;
04 copos de água de torneira;
02 pitadas de sal
02 pitadas de queijo parmesão (opcional)

Modo de Preparo:

– em uma panela média acrescente 02 copos de água de torneira, os cubículos de carne de charque e uma pitada de sal. Cozinhe até começar a ferver.
2
º – em uma panela coloque as batatas para ferver nos outros dois copos de água de torneira, acrescente a outra pitada de sal, um filete de azeite, monitore até cozinhar.
3
º – em uma frigideira grande despeje o azeite e coloque-a em fogo médio. Adicione as cebolas cortadas em rodelas, até deixá-las douradas. Acrescente os cubículos de charque escaldados e mexa bem gostoso. Monitore até ficar no ponto.
4
º – Na mesma frigideira que você fritou a charque, acrescente as batatas cortadas em cubículos 2,0cm³, aproveitando a graxinha oriunda da carne, isto é fundamental para apurar o sabor. Ao final acrescente o punhado de salsinha nas batatas.
5
º – Por fim, junto tudo em uma bandeja, polvilhe duas pitadas de queijo parmesão ralado e sirva ainda quente aos convidados.

*Gostaria de salientar que qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência, ou seja, fica evidente que nas duas receitas tiveram toques pessoais daquele vos escreve, até porque abordei o lado lúdico e boêmio da história. A receita verdadeira pode vir no texto a ser escrito por Judapaz, pois este deverá se ater aos fator históricos e realísticos.

11 comentários:

Emerson Azevedo disse...

Presenciei esta seção de fotos e na foto em que aparecem os frequentadores do Bar Moreno eu fiquei de fora por ter sido o fotógrafo da mesma.

Recomendo.

Judapaz disse...

Allan, toda homenagem ao Bar Moreno, é uma homenagem a mim e a minha família... por isso, obrigada pelas carinhosas palavras direcionadas ao Bar Moreno.

Já deve estar se espalhando a cidade o burburinho de que quero contar a história do bar Moreno e todos os ilustres botequeiros que passaram por lá. No entanto, não vai ter apenas relato histórico... a graande graça são as estórias que se criaram e se criam diante da inspiração etílica que contagia a todos que butecam neste boteco.

Portanto, já avise seu pai e mandarei separar as cervejas mais geladas do Bar para uma longa e animada conversa sobre as coisas (verdadeiras ou não) que se passaram no Bar Moreno na ilustre presença de Zé da Paz.

Márcia, já deves ter percebido qual bar quero ser dona... só não espalhem, pois vai ser difícil tio Luciano largar o osso...

Alisson da Hora disse...

Bela receita...

pablo disse...

ATENÇÃO! É NESTA TERÇA!
A VOLTA DE JUAREZ
nosso grande garçom, que estava de férias, volta ao Bar Moreno para servir esses humildes butuqueiros de boteco com toda simpatia e atenção.

vamos lá! todos vestidos com camisa do brasil, levem faixas, cartazes, etc. vamos soltar fogos, cantar e beber a volta do nosso querido amigo.

p.s. vânia tá com ciúme. digo logo.

Flávio disse...

Parabéns, Alan, pelo belo texto. Ju, ajudarei com o maior prazer neste projeto de resgate histórico de Moreno, via Bar de Zé da Paz.

Em tempo: o mistério que Emerson sempre comenta: é Charque com Batata ou Batata com Charque. Dá um bom debate ontológico-esóterico em mesa de bar (com geladas e batata com charque ou charque com batata).

Abraços a todos!

Unknown disse...

Passei la onten com meu amigo Léo e sentimos a falta de Juarez mesmo assim pedimos Batata com charque a algumas cervejas, ainda escutamos o comentario de Luciano sobre o jogo SPORT 3 x2 Vitória, foi foda.

Anônimo disse...

Esqueci a senha,vou sair como ANÕNIMO.O texto está bem legal! Verdades e Mentiras: A batata com charque é deliciosa!-VERDADE
Luciano é gentil!_MENTIRA
A cerveja é sempre gelada_ VERDADE!

Valeu,Alan! Isso é porque você não conheceu o pão com leitão da década de 70(finalzinho ainda tinha) e o ovo amarelo cosido!!!!
Falando sério,o pão com leitão só encontrei PARECIDO lá na orla em João Pessoa,perto do Tambaú(Hotel),tem um quiosque com o nome de "Leitão",confiram e tenham saudades até do que não viveram!
Fui "vítima" do extremo "bom humor" do saudoso Zé da Paz.Lembrando,prá finalizar,que sempre foi um bar com contas HONESTAS e de muita discussão política. Como diria o nosso Marcos Nery é o "Bar Multipartidário"!Nos vemos por lá.Alfredo Costa

Anônimo disse...

Luciano: Dono de bar mais cabuloso de todos os tempos! ahahhahaha

A graça do bar é o chato mesmo!!!
Ele gosta do folclore........

Mas é charque com batata ou viceversa deliciosa!!!

Coca sempre gelada!!!!

Gabi da Paz disse...

Como não como carne, preciso falar na batata com calabresa!
Passei a minha infância comendo esse prato na casa de tio luciano, só que com um item a mais: pão francês cortado e rodelas. Djilícia, rapaz!

KeRoL In BoX disse...

Ahhhhhhhh!! Saudades do bar Moreno!!
Eu já tomei algumas lá.. E essa charque com batata é perfeita! confesso que já tentei fazer em casa... Claro que não fica, nem de longe igual...
Quero ir lá de novo. Já ri muito alí..

Janaina Paz disse...

Já provei muitas vezes dessas receitas.