23/03/2009

Tome cana pro mundo rodar

Ontem foi o Dia Mundial da Água e muito se tem falado em aquecimento global, medidas ecologicamente corretas, fontes renováveis de energia, desenvolvimento sustentável, blá blá blá.

DBNB não poderia deixar de dar sua contribuição por um mundo melhor; afinal somos bêbos que discutem grandes temas na mesa do bar e que, apesar da ressaca, nos engajamos em grandes causas.

TOME CANA PRO MUNDO RODAR é o lema de nossa campanha por um consumo responsável, consciente e sustentável da cachaça.

O CEDBNB [Centro de Estudos de Butuca no Boteco] chegou a conclusão através de inúmeras pesquisas que a cana [aguardente, pinga, cachaça, água-que-passarinho-não-bebe, aquela-que-matou-o-guarda, etc] é a bebida mais politicamente correta a ser consumida.
Vejamos porquê:


10 MOTIVOS PRA TOMAR CANA:

01. Redução do consumo de energia elétrica
Como cana não precisa ser servida gelada ou com gelo, reduz-se o gasto com energia elétrica

02. Redução do consumo d'água
Quem bebe cana vai menos ao banheiro e usa menos a descarga e a torneira

03. Relação custo x benefício
Por ser uma das bebidas mais baratas e fazer efeito mais rapidamente, a cana é mais econômica que as demais bebidas

04. Consumo de alimentos orgânicos
Os tradicionais petiscos que acompanham a cana [jambo de cemitério, umbu de beira de estrada, caju e/ou limão de fundo de quintal, galinha de capoeira à moda cabidela, etc] não se utilizam de tecnologias que beneficiam apenas as grandes corporações do agrobusiness, como: agrotóxicos e rações transgênicas aditivadas com hormônios.

05. Menor geração de resíduos sólidos
O tradicional jeito de tomar cana em copos de vidro, em vez de copos descartáveis, diminui a geração de resíduos sólidos e, consequentemente, o impacto ambiental.
Então mesmo que lhe chamem de bêbo-chêi-de-frescura, exija copo de vidro!

06. Apoio ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia
É aproveitando o know-how já adquirido na produção da cachaça que avançaremos ainda mais em pesquisas para o desenvolvimento da produção de combustíveis renováveis, como o etanol.

07. Bebida genuinamente nacional
Em épocas de crise econômica como esta, é necessário o fortalecimento da produção nacional.

08. Geração de emprego e renda
Novos empregos surgirão ou serão ampliados com a agricultura familiar, a produção artesanal [alambiques], a necessida de criação de órgãos de fiscalização da cadeia produtiva, etc.

09. Revolução Canavial
O processo cíclico de mais gente consumindo necessitar de mais gente produzindo [e vice-versa] é o que podemos chamar de Revolução Canavial, só que uma revolução com responsabilidade social e consciência ambiental.

10. Inserção maior no mercado internacional
Com estes argumentos, a nossa amada caninha [antes tão discriminada] ganhará respeito, admiração e conquistará o mundo como um produto de consumo consciente.
Nossos papudinhos, antes marginalizados e caídos nas calçadas, cairão na graça mundial e logo logo estarão dando palestras, participando de workshops, ministrandos palestras, orientando teses em Harvard, etc.

É isso aí, butuqueiros. Bora tomar cana que é pro mundo rodar!

8 comentários:

Luiziana disse...

Sucesso Total!Tenho certeza que essa campanha vai contar com o total apoio do nosso Presidente Lula!

pablo disse...

âe Lula! http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL86084-5601,00.html

Victor disse...

hwehwhehwewehwhew, com argumentos tão consistentes, até eu já estou pensando em começar!!! \o/

Alan Cavalcanti disse...

Gostaria de externar toda minha admiração, felicidade e adesão a esta tão nobre campanha para um mundo mais consciente. Quando tomamos Cana, ficamos com os pensamentos mais leves, ficamos mais criativos, nossas mentes virão ambientes perfeitos para grandes idéias. Tenho certeza que nosso grande idealizador, ao criar esta brilhante campanha, estava degustando um exemplar da tradicional cana de Belo Jardim. Espero que tenha trazido um pouco para nós no Butuca.

Medievas disse...

Depois de reler o texto, finalmente, caiu a ficha: beber cana pro mundo rodar. Ok, ok, todo mundo já sabe que sou analógica, a ficha demora cair, além do mais, sempre rio por último mesmo. bah.

Alisson da Hora disse...

Já comprei uma moringa!

Rozário Azevedo disse...

Essa foi a coisa mais Pós-moderna que ja li nesses últimos tempo acerca da movimentação do mundo e dos posicionamentos dos sujeitos kkkk Tu és um gênio! kkkk

Judapaz disse...

eu bebia cana só porque era gostosa... sou muito desinformada!